B. Braun lança modelos digitais para gerenciamento de instrumentais cirúrgicos durante o 11° Sobecc
Brasil será um dos primeiros países da América Latina a contar com aplicativo para gerenciamento de caixas cirúrgicas. Conjunto de soluções será apresentado entre 29 e 31 de agosto, em São Paulo.
Mundialmente conhecida por oferecer soluções eficazes voltadas para serviços e processos, a B. Braun através da divisão Aesculap, lança dois sistemas para gestão de instrumentais cirúrgicos: o Instacount e o TOM (Tray Organizing Manager). A apresentação dos produtos acontecerá durante a 11° edição do Sobecc (Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde), entre os dias 29 e 31 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Segundo Bruno Sotero, gerente de Marketing da B. Braun, o Instacount é um sistema de rastreabilidade que realiza o gerenciamento do instrumental cirúrgico e de todos os processos pelos quais o material é submetido no dia a dia de trabalho. "Através do Instacount é possível controlar os processos de esterilização do material. É possível saber onde está a caixa e se ela está pronta para ser usada em cirurgias. Entre os diferenciais do software estão as impressões de relatórios e estatísticas em tempo real, assim como o gerenciamento por caixa ou peça a peça, através do código datamatrix. Esses fatores combinados contribuem para reduzir as chances de erro humano durante os processos citados, gerando maior controle, transparência e segurança para a instituição e paciente", explica.
Já o segundo produto que será apresentado na feira é um aplicativo capaz de gerenciar as caixas cirúrgicas nos hospitais. O Brasil será um dos primeiros países da América Latina a receber esse tipo de sistema. Sua função é realizar o gerenciamento do preparo das caixas cirúrgicas de uma forma digital muito mais simples e organizada. "O TOM (Tray Organizing Manager) é um modelo resumido do Instacount. Ele é indicado para quem deseja implementar o sistema de gerenciamento de instrumentais e dispõe de poucos recursos financeiros. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em Ipads de sistema IOS, confere as estatísticas de preparo das caixas e é capaz de substituir as listas de papel", afirma Bruno. A versão do app para Ipad de sistemas Android já é estudada pela B. Braun e em breve estará disponível no mercado.
Durante a Sobecc, a B. Braun vai realizar demonstrações de usabilidade dos sistemas e apresentar outras soluções do portfólio de cirurgia e controle de infecção.
CONSULTORIA DE INSTRUMENTAIS
Também durante a feira, a B. Braun fortalecerá o Sharing Expertise com o mercado brasileiro ao oferecer um trabalho de consultoria, denominada Surgical Asset Management (S.A.M.), que tem a proposta de auxiliar seus clientes a aprimorar a eficiência na gestão de instrumentais cirúrgicos. O resultado garante uma significativa redução de custos na aquisição destes produtos, que hoje apresentam um gasto relevante nos orçamentos dos hospitais. De acordo com um levantamento feito pela B. Braun, desde 2013, 50% dos instrumentais cirúrgicos presentes nos hospitais ao redor do mundo apresentavam problemas, impactando e até mesmo impossibilitando cirurgias. As causas são diversas e vão desde a falta de afiação e reparos inadequados até a corrosão ou quebra dos instrumentais. No Brasil, a estimativa é que 30% dos instrumentais cirúrgicos estejam em boas condições, enquanto 70% necessitam de manutenção ou substituição, pois não servem mais para uso.
"Esta é a grande preocupação dos gestores hospitalares. Instrumentais em más condições aumentam o risco de problemas durante os procedimentos cirúrgicos, que vão desde o atraso ou cancelamento de cirurgias até uma infecção contraída pelo paciente. Em muitos casos, como não há uma manutenção preventiva, a única solução é a substituição das peças, que acaba exigindo mais aquisições de instrumentos aumentando os gastos no orçamento. Com o nosso modelo de consultoria S.A.M., esse tipo de problema é resolvido. Uma vez que, através do diagnóstico é possível prever, identificar e solucionar a raiz do problema e, juntamente com uma manutenção preventiva, conservar os instrumentais cirúrgicos, prolongando sua vida útil e diminuindo a necessidade de novas compras", explica Michael Dickscheid, gerente de unidade de negócios da B. Braun. O portfólio desta rede de soluções vai do diagnóstico dos processos até a capacitação dos profissionais, através de treinamentos e workshops realizados pela Aesculap Academia. "Com todos estes serviços, hoje somos de fato um parceiro dos hospitais, buscando em conjunto a excelência nos processos da Central de Material e Esterilização (CME) e a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes͟, " conclui Michael.
PALESTRA
No dia 31 de agosto (sexta-feira), o 11° Sobecc recebe o Dr. Gerhard Kirmse, para a palestra "Manchas e corrosão na superfície dos instrumentais cirúrgicos". Kirmse atua na área de reprocessamento de dispositivos médicos há mais de 15 anos e possui doutorado em eficácia da limpeza em máquinas de limpezas de instrumentos. Na sede da B. Braun na Alemanha é diretor do Centro de Competência Técnica da Aesculap Academia, responsável internacionalmente pela pesquisa e consultoria em reprocessamento.
A palestra é gratuita e direcionada a todos os congressistas do evento. Para participar não é necessário fazer a inscrição.
Serviço:
Palestra: "Manchas e corrosão na superfície dos instrumentais cirúrgicos"
Data: 31 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, São Paulo - SP.
Endereço: Avenida Olavo Fontoura nº. 1009 - Bairro Santana. - São Paulo
Realização: Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização.
Créditos: Divulgação
B. Braun lança modelos digitais para gerenciamento de instrumentais cirúrgicos durante o 11° Sobecc
Reviewed by Unknown
on
agosto 19, 2018
Rating:
Nenhum comentário